terça-feira, 7 de abril de 2009

AZIENDALISMO

Doutrina da Contabilidade, a qual consiste na corrente de pensamentos que implantaria a dita Economia Aziendal, segundo Antonio Lopes de Sá. Surgiu a partir da necessidade de existir um sistema de ciências que cuidasse dos fenômenos ocorridos em torno do mundo particular das aziendas¹, se formou ao longo de muitos anos, obtendo lentamente sua consolidação.
Lopes de Sá define como objeto de estudo do Aziendalismo, os fenômenos ocorridos nas células sociais².
Fenômenos esses que, pode-se dizer, são produzidos pelas riquezas. Entretanto, não apenas estas. Quando se fala em fenômenos, entendemos por toda e qualquer movimentação pertinentes ao patrimônio e à organização num todo - isto inclui os elementos humanos a ela pertencentes.
Europa
O Aziendalismo teve suas origens com pesquisadores de outras partes da Europa, – França, Rússia, Suíça e Alemanha - antes de se desenvolver como grande escola de pensamento italiano.
Dentre os principais representantes europeus destaca-se Courcelle-Seneuil, Leo Gomberg, Johann Friedrich Schär, H.Nicklisch e Rudolf Dietrich.
Itália
Iniciado pelos ilustres mestres Alberto Ceccherelli e Gino Zappa, O Aziendalismo italiano teve inúmeros seguidores para dar seguimento às luzes desses pioneiros, formando a maior corrente de pensamento doutrinário das ciências aziendais do século, apesar do forte declínio que sofreria a partir do século XX, mais precisamente, na década de 60.
Os aziendalistas se preocupavam em estudar o conjunto de ciências que tratavam da azienda como campo de aplicação. Compunha-se da Administração, da Organização e da Contabilidade, sendo cada ciência apenas parte desse conjunto.
Como destaques na forte corrente italiana temos: Alberto Ceccherelli, Gino Zappa e Pietro Onida.


¹ Célula social onde o homem desenvolve atividades para a satisfação de suas necessidades, chamada, impropriamente, de “entidade”, poderá ser denotada como “organização” ou “instituição”. Constitui-se em elementos humanos e patrimônio ou riqueza.
² Vale ressaltar que o estudo das células em si (aziendas) em nada compete à Contabilidade, pois esta se preocupa tão somente com os fenômenos aziendais.

3 comentários:

  1. olá pessoal

    Achei ótimo o assunto de Aziendalismo.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Esperamos sempre poder trazer informações úteis!!

    ResponderExcluir
  3. http://mercadocontabil.blogspot.com.br/
    Assunto muito rico, até então desconhecido para mim.
    Adorei.

    ResponderExcluir